Como Higienizar as Próteses-implantossuportadas

Após a finalização do tratamento reabilitador é muito importante a manutenção da saúde bucal para duração a longo prazo do trabalho realizado. Neste espaço você vai entender o fator causal das doenças gengivais e periimplantares (inflamação da gengiva ao redor dos implantes) e como proceder em casa para evitá-las.

A placa bacteriana é a responsável pelas doenças gengivais tanto ao redor dos dentes como ao redor dos implantes. Felizmente, na maioria das vezes, pode ser eliminado com uma higiene bucal adequada. Portanto a limpeza dos dentes, próteses e implantes deve ser muito bem realizada usando para isso o arsenal de limpeza recomentado pelos nossos profissionais.

Como você já sabe mas vale a pena relembrar o uso de fio dental, escova com cabeça pequena e cerdas maciais, escovas unitufo, escovas personalizadas compões o arsenal principal de limpeza das reabilitações orais. Na Kowalski odontologia é sugerido ao paciente ao término de cada tratamento escova Suiça ultra-macia que possui 5460 cerdas. Essa escova proporciona muito conforto e suavidade durante a escovação, evitando retrações gengivais e desgastes dentários.

Dependendo do tipo de tratamento realizado personalizamos essas escovas cortando algumas cerdas com lamina de bisturi. Naqueles casos de reabilitações totais da maxila e mandíbula com implantes dentários, indicamos ao final do tratamento o Water Pik (Teledyne Water Pik). Esse aparelho de irrigação produz um jato de agua pulsátil em alta pressão para remoção de detritos e resíduos alimentares sob as próteses fixas. Escovas elétricas também são muito interessantes para aqueles pacientes com destreza manual limitada.

Aliado a tudo isso é muito importante o compromisso de comparecimento nas consultas de manutenção profissional, somente assim é possível garantir qualidade e durabilidade as reabilitações implantossuportadas.